09 abril 2008

Resumo da discussão na RTP

Governo: Meus amigos, Portugal está atrasado cerca de setenta e cinco anos em relação à Espanha. Temos de começar a fazer esta terceira ponte sobre o Tejo depois de amanhã ou, quando muito, no fim da próxima semana. Houve um período de reflexão sobre a localização desta nova ponte, que nos esforçámos para que passasse despercebido, e agora chegou a altura de impormos a nossa vontade. Se toda a gente estrebuchar muito, como aconteceu com o novo aeroporto, nós ainda pensamos melhor no assunto. Caso contrário, a localização da nova ponte, que é completamente irreversível, é... esperem aí, que eu tenho de ver nos meus apontamentos, a ligação Barreiro- Algés... não... Barreiro-Chelas! Barreiro-Chelas, assim é que é!

Oposição: Epá, tenham lá calma, que isto é uma coisa cara. Pensem bem nisso, que é para depois não cometerem erros ou terem de voltar atrás nas decisões.

Governo: Senhor Deputado, eu posso dar-lhe dezoito exemplos de membros de anteriores Governos do PSD que defenderam a travessia da ponte em... onde é que é isto? Ah, sim... no Barreiro–Chelas. E a propósito, depois desta ponte estar construída, até vamos poupar dinheiro, porque os doentes da margem sul vão passar a vir de ambulância para os hospitais de Lisboa. Aliás, até estamos a pensar mandá-los de TGV, para ser mais rápido do que de ambulância...

Oposição: E não existem outras prioridades para o país?

Governo: Não vale a pena estar com fitas, que isto já não volta atrás. Esta ponte vai relançar a nossa economia, o desemprego vai desaparecer completamente e talvez ainda nos tornemos um dos maiores produtores de petróleo do Mundo.

Deputado do PSD: Como?

Governo: Imagine, por exemplo, que enquanto estamos a construir as fundações da ponte, damos de caras com dezenas de poços de petróleo no fundo do rio... Pode acontecer!

Ambientalista: Eu vou dizer à União Europeia que vocês querem construir uma terceira ponte sobre o Tejo e nem sequer fizeram um estudo de impacto ambiental!

Governo: Então, vá lá fazer queixinhas, a ver se eu me importo... Se a União Europeia não nos der o dinheiro, pedimos aos Portugueses.

Ambientalista: Mas o ar vai ficar mais poluído e nós vamos contribuir para o aquecimento global do Planeta.

Governo: Com a força que a nossa economia vai ganhar, até vamos poder comprar ar limpo a outros países. E se o país ficar quente demais, não faz mal, compramos outro mais frio. A economia Portuguesa vai ser do caraças!

Paisagista: Estes engenheiros, sem qualquer sensibilidade estética, vão estragar a magnífica paisagem do Estuário do Tejo com esta porcaria desta ponte.

Engenheiro principal: Qual paisagem, qual carapuça! O que é que você faz com uma paisagem? Consegue comer uma paisagem? Consegue passar por cima de um rio com uma paisagem?

Paisagista: Mas as paisagens são bonitas e vocês não lhes ligam nenhuma!

Engenheiro principal: E esta nova ponte não é bonita? Já viu bem o vão que esta ponte vai ter? E o tamanho dos tabuleiros? Uma rodo-ferroviária de 6.7 quilómetros, com quatro linhas de ferrovia? É o meu bebé! A pequerruchinha do papá. A minha número cento e sessenta e quatro!

2 Comments:

Blogger Cassandra said...

Esta ponte é mais um passo maior que a perna. Este nosso povo é muito avantajado. Nice text. Well done.

8:39 da tarde  
Blogger Bruno Miguel Pinto said...

Thanks! Mais do que a decisão de construir a ponte, é o processo de decisão que eu acho especialmente engraçado!

7:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home