12 julho 2006

Fragmentos da vida de Jesus Cristo (1)

(Na escola , Jesus Cristo adolescente fala do futuro com a sua professora)
Professora: Então e tu, Jesus... Qual é a via profissional que queres seguir ?
Jesus: Ainda não sei muito bem. Estou a pensar em tornar-me carpinteiro...
Professora: É muito bem escolhido, que há poucos carpinteiros aqui na Nazaré.
Jesus: Pois, mas o que eu gostava mesmo era de ser o Profeta, o Messias, o salvador da Humanidade...
Professora: Isso não te parece ambicioso demais para quem tem passado sempre com um “Não satisfaz” a matemática ?
Jesus: E para que é que o Messias precisa de saber matemática ?
Professora: Ora essa ! Então, põe-te lá a fazer um milagre de multiplicação dos pães ou dos peixes e depois logo falamos...
Jesus: Tem razão. Este ano, vou esforçar-me mais ! Então e o que acha que devo fazer seguir essa profissão ?
Professora: Não sei... O melhor é falares com a professora Clotilde, que foi professora do João Baptista...
Jesus: Ai, sim ? Então, tenho mesmo de falar com ela ! O João Baptista é o meu profeta preferido. Sei todos os seus discursos mais famosos de cor e salteado... Há uns meses atrás, fui vê-lo ao rio Jordão e fez um discurso fantástico sobre os ricos e os pobres.
Professora: E já ouviste o Manuel Peregrino ?
Jesus: Não. Os bilhetes estão quase sempre esgotados...
Professora: Tens de ir ver, ele é mesmo bom. E o Mateus Cara-de-Anjo ?
Jesus: Sim, fui vê-lo o ano passado a Jerusalém... É bom, mas eu prefiro o João Baptista. Tem mais garra, vai mais directo aos assuntos. O Cara-de-Anjo é muito certinho, parece que tem medo de desafiar a autoridade...
Professora: Sim, és capaz de ter razão. Bem, está na hora de saírem. Jesus, amanhã, quero que tragas um discurso sobre as injustiças sociais para apresentares aos teus colegas, está bem ?
Jesus: Yá, na boa !