07 setembro 2006

Numa livraria

(Homem entra numa livraria, dá uma volta pelas estantes e dirige-se a vendedor)

Vendedor: Posso ajudá-lo ?

Homem: Sim, sim. Eu queria comprar um homem...

Vendedor: Vivo ou morto ?

Homem: Vivo.

Vendedor: Portanto, não há nenhum livro que lhe interesse ?

Homem: Não, eu preferia mesmo um homem. A minha filha precisa de uma companhia masculina. O seu colega que está ali ao fundo está à venda ?

Vendedor: Por acaso, não. Mas pode ser que a gente o possa vender... (alto) Ó Manel, podes chegar aqui, se faz favor ?

(Manel aproxima-se)

Manel: O que é ?

Vendedor: Olha, este senhor gostava de te comprar, para te oferecer à filha dele. Tu importavas-te que eu te vendesse ?

Manel: Não, mas vê lá se não me despachas por tuta e meia...

Homem: Esperem aí... Eu disse que estou (realçando) interessado em comprá-lo. Mas antes de tomar essa decisão, tenho de ver se está tudo em ordem. Tem aí o seu bilhete de identidade e boletim de vacinas ?

Manel: (dando o BI) O bilhete de identidade está aqui, mas o boletim de vacinas está em minha casa...

Vendedor: Sim, mas eu posso trazer-lhe isso amanhã. (dando pancadinhas nas costas de Manel) De qualquer modo, eu posso garantir-lhe que é material de primeira qualidade, amigo.

Homem: Portanto, acha que ele está bem de saúde ?

Vendedor: Sim... É novo, nunca teve acidentes, nunca fez operações. Tem só aqui uma cicatriz na testa e um bocado de caspa, de vez em quando... E usa óculos, como já reparou.

Homem: E tem os orgãos todos a funcionarem bem ? Posso ver os dentes dele ?

Vendedor: Faça favor. Todos os orgãos estão bons, ele não come muito, trabalha bem e praticamente não precisa de manutenção... A não ser uma ida ao oftalmologista de vez em quando.

Homem: Já foi à tropa ?

Vendedor: Ficou livre. E tem a papelada toda em ordem...

Homem: Ficou livre, porquê ? Tem algum problema ?

Vendedor: Não. Eles tinham demasiados recrutas nesse ano...

Homem: Estou a ver. E como é que estamos de estudos ?

Vendedor: Tem o 12º ano completo. Mas olhe que é culto... Manel, fala lá um bocadinho com o senhor...

Manel: Sobre quê ?

Homem: Fale-me sobre História, por exemplo...

Manel: Escolheu bem o tema, porque eu adoro História, especialmente de assuntos relacionados com a IIª Guerra Mundial. Já viu que, se os Alemães tivessem ganho a guerra, a Europa ainda poderia estar toda sob o seu domínio ? Talvez estivessemos agora a falar em alemão... Mas os Impérios acabam por cair, mais tarde ou mais cedo. Veja o caso dos Romanos...

Homem: Parece estar tudo bem. Quanto é que quer por ele ?

Vendedor: 5000 euros.

Homem: Isso é muito, por alguém que tem uma cicatriz na testa e que usa óculos... Só o dinheiro que eu vou gastar nos oftalmologistas... Dou-lhe 3800 euros !

Vendedor: 4500. Isto está impecável, amigo...

Homem: 4300.

Vendedor: (apertando a mão a Homem) Vendido ! Parabéns, fez uma óptima compra ! Quer que embrulhe ou vai mesmo assim ?

Homem: Embrulhe, por favor. É uma prenda de anos... Aceita multibanco ?

Vendedor: Sim, sim. Marque verde, código, verde.

(Vendedor passa cartão na máquina; Homem paga, enquanto Vendedor embrulha Manel)

Homem: (fazendo conversa) Pois é... Então, a venda de livros vai bem ?

Vendedor: Mais ou menos... Se não fosse a venda de empregados de vez em quando, era mais difícil aguentarmo-nos. Prontinho, já pode levá-lo...

(Homem põe Manel embrulhado às costas)

Homem: Muito obrigado. Eu passo cá amanhã, para levar o boletim de vacinas.

Vendedor: Com certeza. Tchau, Manel !

Manel (abafado, debaixo do embrulho) Tchau, pá. Até um dia destes...
(Homem e Manel saem)