23 agosto 2006

Disco de ouro no Espaço

Em 1977, Carl Sagan foi responsável pela selecção do conteúdo de um disco de ouro enviado na sonda Voyager, contendo sons e imagens que representam a diversidade da vida e cultura na Terra. Esta sonda, que saiu este ano do nosso Sistema Solar, demorará cerca de 40000 anos a chegar à estrela mais próxima, portanto, o melhor é não ficarmos na expectativa do que vai acontecer e seguirmos a nossa vida...

Quando estou muito aborrecido (por exemplo, nas ocasiões em que os meus amigos falam sobre os seus problemas) e já fiz a lista mental de compras para essa semana, fico a pensar no que incluiria nesse disco de ouro. Apesar de ainda não ter chegado a uma conclusão, estou certo de que não optaria pelos excertos de música de várias culturas e pela saudação em cinquenta e cinco línguas diferentes (a propósito, o português também está incluído e é um simples “´tá-se ?”). Em vez disso, tentaria representar o homem comum no seu dia-a-dia, lendo por exemplo “graffitis” memoráveis como “Vota APU” ou “Ó Bush, tira os cascos da Europa !”. Por outro lado, se a ideia é atrair outras civilizações, acho que o disco deveria ter alguns trechos de música pimba portuguesa. Toda a gente gosta de ver desgraças ao vivo e os extraterrestres não serão excepção. Por fim, acho que teria incluido o som de um bebé a chorar, para garantir que os ET´s vinham mesmo até cá. Vejamos o que poderia acontecer se alguém tivesse tido esta brilhante ideia...

ET 1: Gervásio, houve mais uma civilização que nos mandou uma gravação numa sonda.

ET 2: Outra ? É a terceira esta semana ! Esses seres de outros planetas não têm mais nada para fazer, caraças ?

ET 1: Este tem o som de um bebé a chorar.

ET 2: Epá, será que o bebé está sozinho em casa ? Será que tem fome ? O melhor é irmos ver o que é que se passa... Onde é que fica o planeta de onde isso veio ?

ET 1: É ali na constelação “Otários”.

ET 2: Então, vamos lá rapidamente, que eu tenho de estar em casa antes de jantar. Vamos na tua nave ou na minha ?
Ps. Será que optámos bem ao enviarmos um disco feito de ouro ? Tudo bem que é um material que resiste melhor à passagem do tempo, mas a questão é se os extraterrestres não o derreterão para fazer um colar antes sequer de o ouvirem...