11 agosto 2006

Sobre acidentes com polícias

O que é que acontece quando temos um acidente com um carro da polícia ? Chama-se a polícia ou trata-se do assunto directamente com os polícias do acidente ? No meu caso, o diálogo nesta situação não seria fácil, uma vez que tendo a tratar os meus oponentes nestas discussões de trânsito por “palhaço”. Para além disso, também há a questão da honestidade dos agentes, que poderiam invocar leis do código de estrada inexistentes, de modo a não terem de assumir a culpa do acidente perante os seus colegas da esquadra. Vejamos um pequeno diálogo ilustrando o que poderia acontecer...

Eu: Não sei se reparou mas eu vinha da direita, ó palhaço... quer dizer, ó senhor agente...

Polícia: Pois... mas o senhor não conhece a nova lei da prioridade aos carros de polícia em todas as circunstâncias ?

Eu: Nunca ouvi falar disso...Quando é que entrou em vigor ?

Polícia: Foi há muito pouco tempo... Portanto, vá-se lá embora, para eu não ter de participar esta ocorrência.

Eu: Ok, obrigado, senhor agente. Já agora, onde é que eu encontro mais informações sobre essa lei ?

Polícia: Olhe que eu não sei se esta lei vai estar em vigor durante muito tempo... Aliás, esqueça isso, que estou agora a lembrar-me que o meu chefe me disse que ela vai ser abolida no fim desta semana !

Para evitar estas situações, o melhor será chamar outros polícias para tratarem do assunto, mas como é que se garante que não há uma certa “solidariedade profissional” para com os agentes envolvidos no acidente ? Talvez a solução seja telefonar para a esquadra, fazer uma descrição detalhada do que aconteceu ao telefone identificando os carros sinistrados como A e B e só depois de o agente da esquadra emitir o seu parecer sobre quem teve a culpa é que se revela a morada onde ocorreu o acidente. A questão que se põe em seguida é, se o condutor do carro da polícia tiver mesmo a culpa, como é que garantimos que não estamos marcados pela esquadra de polícia local para o resto da vida ?