31 julho 2006

Retrato do filósofo enquanto criança

Como foram os primeiros textos dos filósofos ? Será que já continham uma propensão para abordarem temas filosóficos ? Em seguida, apresenta-se um excerto de uma composição de Platão, quando este tinha oito anos, que poderá levantar um pouco do véu que encobre estas questões...

"As minhas férias, por Platão Laércio.

Eu gostei muito das minhas férias na minha quinta em Kefissia. Nos estábulos, vi cavalos, vacas e galinhas. Eu queria regar as árvores do jardim com um balde, mas a mãe não deixou. Foi em Kefissia que conclui que o homem deve tender a devolver a sua alma ao estado de pureza que a sua união com o corpo a fez perder. Também fiquei com a ideia que os seres que estão em perpétuo devir para chegarem à destruição quase não merecem o nome de seres e de que sobre eles só se pode formar opiniões confusas, incapazes de se justificarem a si mesmas. Gostava muito de ter um porquinho pequenino em casa. Ou então, um coelhinho, que também é um bicho giro.”