03 agosto 2006

Fragmentos da vida de Jesus Cristo (3)

Moisés: Boa tarde. Tu é que és Jesus de Nazaré ?

Jesus: Tu o disseste.

Moisés: Muito prazer. O meu nome é Moisés. Arnaldo Moisés !

Jesus: O editor do Antigo Testamento ?

Moisés: Isso mesmo... Já leste o livro ?

Jesus: Estás a brincar ? Já o li algumas quinhentas vezes ! Adoro o texto do Génesis. E o livro de Job, o Levítico, os Salmos, aquela parte sobre o desaparecimento do elefante...

Moisés: Qual desaparecimento do elefante ?

Jesus : Se calhar, estou a confundir com outro livro. De qualquer modo, o Antigo Testamento é um dos meus livros preferidos.

Moisés: Ainda bem que gostas dele, porque eu queria falar-te sobre a tua participação numa nova edição...

Jesus: Ai, sim ?

Moisés: É verdade. O Antigo Testamento é um osso um bocado duro de roer, com aquelas máximas estilo “Olho por olho, dente por dente” e nós queríamos um Novo Testamento para acompanhar esta edição, que fosse mais levezinho. E como as tuas ideias têm tido bastante sucesso...

Jesus: Agradeço o convite, mas não estou interessado...

Moisés: Porquê ?

Jesus: Não tenho tempo para isso, amigo. A minha vida é muito agitada e se me ponho a escrever um livro, então é que deixo de ter tempo para as minhas coisas... É importante poder largar o trabalho de Messias ao fim-de-semana e ir descontrair para umas termas ou assim.

Moisés: Então e se eu falar com um dos apóstolos ?

Jesus: Pode ser que eles estejam interessados. E até talvez fosse engraçado pedir a mais do que um para escrever sobre a minha vida, de modo a contar a mesma história de várias perspectivas...

Moisés: Grande ideia ! Onde é que eu os posso encontrar ?

Jesus: Aparece amanhã no restaurante “A última ceia”, que nós vamos fazer um jantar por lá.

Moisés: Lá estarei. Então, até amanhã !

Jesus: Vai em paz, irmão...

Moisés: Irmão ? Sabes alguma coisa sobre os meus pais que eu não saiba ?

Jesus: Não, é só uma expressão que eu costumo usar...

Moisés: Ah, bom, estava a ver que íamos ter problemas...