31 julho 2006

O ex-mafioso

(Luigi no escritório do Patrão)

Luigi: Posso ?

Patrão: Olá, Luigi. Sim, entra.

Luigi: (beijando-lhe a mão) Então, o que se passa, Padrinho... quer dizer, chefe ?

Patrão: O que se passa é que a fábrica da Papeltotal ardeu ontem à noite e houve uma testemunha que te viu a sair de lá uns minutos antes do fogo começar...

Luigi: E quer que eu trate do assunto ?

Patrão: Não, Luigi ! Eu já te disse que não quero que uses esses métodos violentos enquanto trabalhas para nós !

Luigi: Mas as vendas deles estavam a subir e a prejudicar-nos... Alguém tinha de fazer alguma coisa !

Patrão: Tu já não trabalhas na Mafia, Luigi. É certo que és um óptimo gestor, mas tens de aprender que, no mundo empresarial, não se pega fogo à fábrica do rival quando ele tem mais vendas do que nós !

Luigi: Porque não ?

Patrão: Porque temos de respeitar a lei !

Luigi: Vocês, homens de negócios, são uns totós !

Patrão: Ouve lá, não era bom procurares outro emprego noutro ramo ? Talvez fosse mais fácil para todos...

Luigi: Sim, talvez tenha razão... Eu vou começar à procura, a ver o que aparece... A propósito, o chefe continua a fazer a A12 para ir para casa, certo ?

Patrão: Sim... Porque é que perguntas ?

Luigi: Por nada... (tira a pistola e verifica-a)

Patrão: (nervoso) Olha, pensando melhor... eu gostava que ficasses cá ! Mas tens de te tornar mais moderado, ok ? Aliás, eu vou dar-te um aumento, para ver se te ajudo com a prestação do carro ! Pode ser ?

Luigi: Tem mesmo a certeza que quer que eu fique ?

Patrão: (nervoso) Sim, sim. Ficas por cá e acabou a conversa ! E agora, toca a trabalhar... (hesitante) Quer... quer dizer, se te apetecer, porque ninguém te obriga a cumprir horários, como sabes...