27 junho 2009

E agora, um pouco de escatologia...

Depois de um interregno de algumas semanas, resolvi voltar à blogosfera para falar de chichi e cocó. É que deparei-me recentemente com um problema que gostaria de partilhar convosco: quando estou entre amigos do sexo masculino, nunca sei bem como designar as minhas necessidades fisiológicas. Calculo que poucas mulheres tenham este problema, uma vez que a escatologia é tipicamente um território masculino... Adiante: "fazer chichi ou cocó" soa a frase de criança, "mijar ou cagar" soa a obscenidade e "urinar ou defecar" soa a jargão médico. A melhor opção será, provavelmente, optar pela ubiquidade da expressão "ir à casa-de-banho". Mas e quando queremos partilhar com amigos os detalhes de como acabámos de ver nascer o próximo submarino português? Ou como conseguimos acertar nos pontos mais longínquos do urinol? Enfim, acho que é tempo de inventarmos novos termos portugueses para estas nobres necessidades, de modo a podermos partilhar estas descobertas pessoais sem problemas de linguagem...

6 Comments:

Blogger J. Maldonado said...

Estás a confundir escatofilia (também conhecida por coprofagia, que é uma parafilia) com escatologia, que é um conceito teológico relacionado com o fim de mundo. Quando muito a escatofilia é o fim do mundo da merda... :)

1:27 da tarde  
Blogger Vanessa said...

Não sei se esta questão será predominantemente masculina, pois como já tive oportunidade de te dizer, nós mulheres também nos debruçamos com a questão de quais os termos mais adequados para cada situação...não só em termos do conteúdo do que "fazemos" como do contexto em que o dizemos (as pessoas com quem estamos, o local em que falamos disso, etc).
Quanto a mim o que faço, é usar os vários termos existentes de acordo com o interlocutor que tenho comigo.
Ah e às vezes, invento uns quantos...já dizia o outro senhor "a necessidade é a mãe do engenho".
P.S. Welcome back :-)

1:05 da manhã  
Blogger Bruno Miguel Pinto said...

Maldonado, não sou necessariamente um escatofílico por ter dificuldade na escolha dos termos para essas bonitas actividades. Escatologia é, não só, esse tal conceito relacionado com o fim do mundo, como também um tratado sobre merda. Resta saber qual das designações veio primeiro. Vanessa, talvez a solução seja passares-me alguns dos teus termos inventados...

10:30 da manhã  
Blogger J. Maldonado said...

Desconhecia que existia um tratado sobre esse assunto. :-o
Grato pelo serviço público do teu tasco. :)

2:05 da tarde  
Blogger ST said...

que engraçado mas ao mesmo tempo pertinente! fiquei curiosa, o seu apelido é Tomé? O meu é :)

9:28 da tarde  
Blogger Bruno Miguel Pinto said...

Ainda bem que gostou, ST. O meu apelido não é Tomé, mas eu acho o nome engraçado...

10:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home