09 setembro 2006

Um sonho

Um dos meus sonhos recorrentes é perceber o suficiente de mecânica para poder apanhar em falta o mecânico que me arranja o carro . Neste sonho, acontece invariavelmente um diálogo parecido com este...

Mecânico (vestido com fato de riscas de presidiário) : Pois, amigo, foram mais cinquenta euros do que no orçamento, porque tive de substituir os calços das rodas de trás...

Eu (vestido à informático, com lacinho e óculos fundo-de-garrafa): Ai, sim ? Então e onde é que estão os calços velhos ?
Mecânico: Estavam tão desfeitos que os pus logo no lixo.

Eu: Então, nesse caso, dê-me só meia hora, para eu verificar que substituiu realmente os calços.

(neste ponto do sonho, arregaço as mangas, desmonto as rodas e verifico que os calços são velhos)

Eu: Desculpe, mas estes calços não foram substituídos.

Mecânico: Tem razão, amigo. Estava a tentar enganá-lo, mas já vi que não dá. Nunca mais volto a tentar e este arranjo é de graça, para compensar as vezes anteriores em que lhe cobrei sempre um bocadinho mais do que devia.

Como interpretar este sonho ? Provavelmente, Freud diria que tem a ver com a relação com os meus pais ou com algum episódio que vivi na infância. Eu vou arriscar e dizer que está relacionado com as contas astronómicas que pago sempre que o meu carro tem de ser arranjado...