29 maio 2008

Uma fase da vida

(Médico está sentado à secretária; Sol bate à porta e abre-a, emitindo um potente raio de luz)

Sol: Sôtor, tem um minuto?

Médico (de olhos semi-cerrados): Ó Sol, claro que tenho... Entre! Vou só pôr uns óculos escuros...

(Médico tira uns óculos escuros de uma gaveta e coloca-os; Sol entra e senta-se)

Médico: Então, o que é que o traz por cá?

Sol: Olhe, Sôtor, eu ando a atravessar uma fase difícil. Ultimamente, passo muito tempo a pensar na minha vida, no que fiz, no que podia ter feito...

Médico: E há alguma razão para isso?

Sol: É a rotina... Todos os dias a mesma coisa, as mesmas reacções termonucleares, no mesmo Sistema Solar, rodeado pelos mesmos planetas... Eu sempre quis ver outras partes do Universo, conhecer outras galáxias... Mas uma estrela acomoda-se, vai ficando...

Médico: Estou a perceber... Sabe, Sol, você tem 4600 milhões de anos...

Sol: Ainda tenho 4599 milhões. Só faço 4600 milhões para a semana.

Médico: Seja como for, o que se passa é que está a chegar à meia-idade... Mais 5000 milhões de anos e vai arrefecer e transformar-se numa anã branca. Por isso, é natural que comece a questionar as escolhas que fez. Como é que estão as coisas com a Lua?

Sol: Mais ou menos... Às vezes, discutimos. Ainda ontem, ela me disse que o Universo não gira todo à minha volta... E que eu estou mais frio e distante.

Médico: Mas há mais alguém?

Sol: Não, não há ninguém em particular... Mas a verdade é que eu me tenho sentido atraído por Luas mais novas...

Médico: Olhe, eu já vi muitas estrelas em crise de meia-idade e a verdade é que o resultado geralmente não é bom. Algumas, põem-se a orbitar em torno de Luas mais novas e acabam divorciados e sem ninguém, outras compram gigantes vermelhas desportivas e espatifam-se contra um planeta, outras ainda entram numa vida de excessos e acabam em buracos negros dos quais depois já não conseguem sair.

Sol: Então, o que é que me aconselha a fazer?

Médico: Faça uma viagem romântica com a Lua, para reacender a chama entre vocês. E quando regressar ao Sistema Solar, tente arranjar um “hobby” que o distraia da sua rotina. E também é importante que faça uma vida saudável... Pratique exercício físico e corte com o plutónio e outros produtos radioactivos que fazem mal...

Sol: E acha que essas coisas resultam? Que eu vou parar de ter estas dúvidas?

Médico: Não há problema que tenha dúvidas, mas não veja só aquilo que não conseguiu fazer na vida. Você tem um Sistema Solar lindíssimo, com uma Lua e planetas que o adoram... Não estrague isso. Quantos Sistemas Solares é que conhece que tenham um planeta com vida como a Terra? Ou com os vulcões monstruosos que Marte tem? Ou com anéis como Saturno?

Sol: Não há muitos, realmente...

Médico: Claro que não! Portanto, pense bem, antes de fazer alguma coisa que depois se arrependa. Combinado?

Sol: Combinado, sôtor. Muito obrigado pela sua ajuda.

Médico: Ora essa, Sol. Estamos cá é para isso!

2 Comments:

Blogger Cassandra said...

O problema é quando as luas mais novas entram em "quarto crescente"...

6:55 da tarde  
Blogger Bruno Miguel Pinto said...

Já não é assim tão problemático... Segundo o novo referendo, as luas já podem escolher se querem ou não ter o seu planeta!

7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home