28 julho 2008

As histórias por detrás da História

Uma parte do meu trabalho no doutoramento, que ainda estou a finalizar, tinha o objectivo de reconstituir a história das Áreas Protegidas (para os leigos, parques naturais, reservas naturais, paisagens protegidas, etc.) em Portugal. Como o tema é relativamente original e as fontes escritas são escassas, a solução que encontrei foi entrevistar alguns dos protagonistas desta História. E isto foi realmente interessante. Sob o pretexto de lhes perguntar sobre a história destas Áreas Protegidas, das ideias que precederam a sua criação e do modo como eram geridas, conseguia vislumbrar a pessoa, a sua história pessoal, as suas lutas, as suas vitórias, as suas derrotas. E apanhei de tudo: o egocêntrico ambicioso e quezilento, o líder carismático que continua a ter força, o conciliador bondoso que sempre foi considerado demasiado brando, a mulher amarga que se fartou das críticas constantes e bateu com a porta, o idealista visionário que fez imenso, mas que se desiludiu pelo tempo que as coisas demoraram a acontecer. Todos eles me passaram essa energia que trazem consigo e, através deles, parece que vivi um pouco da sua história. E apesar de ter truncado o que havia de mais pessoal nesses anos das suas vidas para me centrar apenas em acontecimentos concretos, ainda trago comigo essas emoções, esse lado humano que também foi parte da História de que andava à procura...