10 julho 2008

Reunião dos G8

Segundo a edição do Diário de Notícias de hoje, um dos jantares em que os G8 participaram durante a sua cimeira sobre a fome tinha uma ementa de luxo composta por 24 pratos e terá custado a módica quantia de 300 euros por pessoa. Alguns dos participantes nas reuniões sobre as questões alimentares, como sejam os representantes da Etiópia, Tanzânia ou Senegal, não foram convidados para este jantar. Eis um excerto da reunião da manhã do dia seguinte:

Bush: Eu já vos disse que, para mim, não existe fome no Mundo. Talvez haja um bocadinho naqueles dois países muito bonitos onde há elefantes e rinocerontes, a África do Norte e a África do Sul.

Berlusconi: Então e aqueles relatórios da FAO e da WHO?

Bush: Falsificar relatórios também eu sei, ou já não se lembram da história existência de armas de destruição maciça no Iraque?

Fukuda: E aqueles relatórios que dizem que os barcos japoneses capturam baleias para comer também são falsos. Nós só capturamos baleias para fazer investigação científica.

Berlusconi: Exacto... Investigação científica sobre qual a melhor maneira de cozinhar carne de baleia!

(Membros do G8 riem-se)

Merkel: Meus senhores, vamos voltar ao tema da fome, por favor!

Harper: Por falar em fome, não se arranja aí nada para petiscar? Não tive tempo para tomar o pequeno-almoço, tenho o estômago a dar horas... Pode ser um bocadinho daquele caviar que sobrou do jantar de ontem...

Brown: Fala baixo, que estão aí os Africanos...

Harper: Então, tragam-me uma peça de fruta, que isso não escandaliza ninguém. Qualquer coisa que tape este buraco, porque falar de fome no Mundo sem ter o estômago bem acondicionado é deprimente.

Secretário: Eu vou tratar disso!

Sarkozy: Porque é que não falamos do petróleo? É que ainda estou enjoado do jantar... Aliás, devo dizer-vos que foi a última vez que participei naquela brincadeira de Romanos de vomitar para poder voltar a comer.

Merkel: Temos de continuar com o tema da fome no Mundo, não podemos estar constantemente a adiá-lo! O que é que pensam que devemos fazer?

Bush: Eu acho que devíamos mandar umas pizas e uns hambúrgueres para a África, tanto para a do Norte como para a do Sul.

Berlusconi: Eu gostava de vos dizer que, melhor do que fazer um festim durante uma cimeira sobre a fome, seria fazê-lo numa redoma de vidro inquebrável num sítio onde as pessoas morram à fome. Havia de ser giro, vê-los a babarem-se todos enquanto jantamos. E podíamos dizer que era uma campanha para chamar atenção sobre o problema.

Bush: Mas qual sítio onde as pessoas morrem à fome? Qual sítio?

Fukuda: Então e se fizessemos um banquete no Espaço?

Sarkozy: No Espaço, era fixe. Mas depois, iam começar a dizer que uma viagem ao Espaço é muito cara, que só sabemos é gastar dinheiro...

(Chegam terrinas com fruta à mesa de reuniões; Harper pega numa maçã e dá uma trinca)

Harper: Finalmente! Agora, percebo melhor isto da fome!

(Bush pega em maçãs e laranjas e atira-as a Sarkozy e a Berlusconi, que se escondem)

Bush: Guerra de fruta! América e Inglaterra contra o resto do Mundo!