19 junho 2008

Conversa com extraterrestre (2)

Cientista: Da outra vez, fiquei com a ideia de que já tinha ouvido falar do planeta Terra...

Extraterrestre: Sim... E sobre os humanos, também sei umas coisas...

Cientista: Então, pode dizer-me quais são as maiores diferenças entre a sua espécie e a minha?

Extraterrestre: Nós somos muito parecidos convosco. Também temos uma cabeça, quatro patas e usamos ferramentas. A grande diferença é que nós caminhamos erectos e apenas sobre duas patas.

Cientista: E nós também!

Extraterrestre: Mas no documentário que eu vi, vocês caminhavam sobre quatro patas... Se calhar, era um documentário antigo...

Cientista: Há quanto tempo é que viu esse documentário?

Extraterrestre: Há uns dois milhões de anos.

Cientista: Pois, essa informação está desactualizada. Nós evoluímos muito nos últimos dois milhões de anos e já andamos erectos sobre duas patas.

Extraterrestre: Óptimo, parabéns! E já conseguem viajar entre Sistemas Solares?

Cientista: Ainda não...

Extraterrestre: Então, não evoluíram assim tanto... Quando nós formos aí, eu levo uns livros a explicar como é que isso se faz, combinado?

Cientista: Combinado! E talvez nós vos possamos ajudar com alguma coisa...

Êxtraterrestre: Duvido...

Cientista: Há algum problema que ainda ninguém tenha conseguido resolver?

Extraterrestre: Sim, há um que nos chateia muito. Sempre que queremos ver a nossa cara, temos de usar uma bacia com água.

Cientista: Quer dizer que ainda ninguém inventou espelhos? Um objecto sólido que reflecte a imagem?

Extraterrestre: Não, nós só conhecemos a água. Mas isso dos espelhos interessa-me. Como é que se faz um espelho?

Cientista: (a gozar) Quando vocês vierem cá, nós damo-vos uns livros a explicar como é que isso se faz, está bem?

Extraterrestre: Está bem. Talvez nós possamos fazer uma visita em breve, deixe lá ver aqui a minha agenda... Tem planos para o primeiro fim-de-semana de Junho de 2067?

Cientista: Não...

Extraterrestre: Então, eu vou falar com o meu marido e, em princípio, aparecemos por aí nessa altura...

Cientista: Pois, mas é que talvez já não esteja vivo.

Extraterrestre: Que maçada... Então, podemos aparecer aí daqui a bocado... Por exemplo, no primeiro fim-de-semana de Junho de 2010?

Cientista: Sim, pode ser.

Extraterrestre: Nós vamos ter ao local de onde está a falar neste momento. Até já.

Cientista: Até já.