03 agosto 2008

Os apanhadores de bivalves

“Ouve, há uma coisa que tens de perceber... Na minha família, somos todos apanhadores de bivalves. Para teres uma ideia, quando eu era miúda, o meu padrinho, que era soldador, arranjou uma espécie de passador gigante em ferro, que se enfiava na areia e apanhava as amêijoas. Ao princípio, ainda as cozinhávamos com arroz, para render, mas depois de apanharmos a prática, eram tantas as amêijoas que as cozinhávamos sozinhas! Quilos e quilos delas... Isto tudo para dizer que, este ano, logo na primeira manhã na praia, já andava a família toda a levantar a areia com os pés enquanto estava no mar, a ver se apareciam amêijoas. E o meu pai e o meu irmão puseram-se logo a fazer expedições, para localizarem as zonas de berbigão. Portanto, passámos dez dias a dar uns mergulhos e a apanhar sol na praia, sim, mas sobretudo a apanhar bivalves e a fazer grandes petiscos com eles..."